Composição Corporal
Exame de composição Corporal!
A escanometria de corpo inteiro total, fornece medições exatas e precisas, da composição corporal, incluindo densidade e conteúdo mineral ósseo, massa de tecido muscular, gordura visceral, massa de tecido adiposo e porcentagem de gordura, total e regional.
Por que composição corporal por DXA?
A maioria das pessoas está habituada a subir numa balança em cada visita ao consultório médico ou com o nutrólogo, mas monitorizar o peso por si só, embora útil, é, na melhor das hipóteses, uma forma grosseira e imprecisa de avaliar a sua saúde. As ferramentas atuais de medição da composição corporal por DXA fornecem informações muito mais completas e precisas.
O QUE É A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO?
Viscossuplementação é a infiltração em uma articulação, com medicamento visco- elástico, suplementando ou completando seu liquido sinovial, com a finalidade de eliminar a dor articular, e auxiliar a lubrificar e a amortecer impactos da articulação.
Articulação do joelho com artrose tratada com viscossuplemento (azul)
Possíveis indicações para o exame de composição corporal.
• Dieta e regimes de exercícios
• Esportes
. Avaliações prévias para academias
• Anorexia nervosa
• AIDS/HIV
• Obesidade e controle de peso
• Insuficiência renal crônica
• Fibrose cística
INDICAÇÕES DA VISCOSSUPLEMENTAÇÃO
A artrose, doença conhecida também como osteoartrose, ou osteoartrite, e causa degeneração e desgaste progressivo da articulação, sendo a indicação precisa para tratamento da dor articular, através da injeção intra-articular de medicamentos. Pode ser utilizado também em casos severos de condropatias patelar e troclear.
OBJETIVO DA VISCOSSUPLEMENTAÇÃO
Ainda não existe um tratamento definitivo para a artrose, que seja capaz de reverter o desgaste da cartilagem hialina. O objetivo do tratamento é aliviar o sintoma da dor articular. O medicamento injetado na articulação, funciona como um lubrificante, reduzindo o atrito entre a cartilagem hialina, e reduzindo o impacto na articulação. Consequentemente, retarda bastante o desgaste da cartilagem articular, e a evolução da doença. Então podemos dizer que este método pode adiar ou evitar um possível tratamento cirúrgico como imagem ao lado:
A osteotomia é um procedimento cirúrgico voltado para a correção do mau alinhamento dos joelhos, com relação ao corpo e às pernas
Como trabalha o aparelho composição corporal por DXA?
O densitômetro ósseo DXA usa pequenas quantidades de raios X para escanear o paciente e produzir a imagem corporal total. O raio X é composto por dois níveis de energia que são absorvidos de forma diferente pelos tecidos ósseo, magro e adiposo. Essas diferenças na absorção são usadas para determinar a densidade mineral óssea (DMO) e os valores da composição corporal total. Um aplicativo de software de computador auxilia na determinação da quantidade de tecido ósseo, magro e adiposo em todo o corpo e em regiões específicas.
O que é a artrose?
É uma doença degenerativa comum que afeta as articulações do corpo, causando desgaste progressivo da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, conforme o envelhecimento natural das pessoas. Isto causa muita dor e inchaço da junta afetada. A artrose pode ser localizada, afetando uma única articulação, quando causada por um trauma, ou por alguma lesão ou ferimento, ou por alguma cirurgia articular, por exemplo, após a osteosintese de uma fratura que afeta a junta; mas de maneira geral a artrose tende a afetar todas as articulações do corpo. As articulações mais afetadas são: os joelhos, os tornozelos, os quadris e a coluna vertebral (articulações mais sujeitas ao impacto), mas também afetam as articulações não sujeitas a carga.
Como é feito o exame?
A mesa de exame do densitômetro ósseo DXA é acolchoada e confortável. 1. Seu nome, idade, altura, peso e etnia são inseridos no computador antes do exame. Esta informação é usada para comparar seus resultados com um grupo de referência normal. 2. Em seguida, você será solicitado a se deitar de costas e permanecer com suas roupas normais, na maioria dos casos. Fivelas de cintos, botões de metal ou plástico grosso e joias de metal precisam ser removidos da região a ser examinada. 3. O operador posiciona seus braços e pernas. 4. Durante o exame, que é indolor e normalmente leva menos de 10 minutos, você fica deitado e respira normalmente.
ANATOMIA DO JOELHO
A articulação sinovial do joelho é formada por três ossos, (fêmur, a tíbia e a fíbula). As extremidades desses ossos, são compostas por: cartilagem que é revestida por camadas de células, que tem a função de diminuírem o atrito e o impacto entre as extremidades ósseas; os ligamentos, que unem e conferem a estabilidade da articulação; o líquido sinovial, um líquido transparente e viscoso, produzido pelas células da membrana sinovial, que recobrem internamente a cápsula articular, e tem a função de lubrificar, nutrir as células da cartilagem, e funciona também, absorvendo e distribuindo uma parte do impacto, juntamente com os meniscos. Este conjunto de estruturas, garantem movimento suave e preciso entre as extremidades ósseas.
Seus resultados de composição corporal
Sua composição corporal total é calculada para diversas regiões (braços, pernas, tronco, total). Os resultados são exibidos para porcentagem de gordura corporal, massa gorda, gordura visceral e massa muscular magra. Sua densidade mineral óssea (DMO) também pode ser calculada, fornecendo informações adicionais sobre sua saúde óssea. Com o tempo, esses resultados podem ser monitorados, através de gráficos, para entender melhor como as mudanças na dieta, estilo de vida, exercícios ou outras intervenções estão influenciando a sua composição corporal
COMO É FEITA A VISCOSSUPLEMENTAÇÃO
É um procedimento ambulatorial seguro, praticamente indolor, e rápido, feito sob anestesia local e com técnica asséptica. Após a aplicação, o paciente pode andar normalmente. É recomendado apenas evitar grandes esforços por alguns dias. Ocorre alívio importante da dor e do rangido articular em até 3 semanas. Estes benefícios podem perdurar por 4 a 6 meses ou mais.
Por que composição corporal usando DXA?
As medições da composição corporal com absorciometria de raios X de dupla energia (DXA) podem com exatidão e precisão visualizar além do peso e do índice de massa corporal (IMC) tradicional, e determinar e monitorar a distribuição de gordura corporal, gordura visceral, ossos e massa muscular magra. Os exames de composição corporal por DXA, podem fornecer informações das massas corporais, total e regionais, úteis aos profissionais de saúde no manejo de condições ou patologias, ou de tratamentos, que podem afetar as quantidades relativas de gordura subcutânea e visceral, e tecido ósseo e muscular.
ENTENDENDO O TRATAMENTO
Em articulação normal, o liquido sinovial é composto por ácido hialurônico. Ele é uma molécula de grande peso molecular, em torno de 5.000.000 Da ( Daltons ). Este liquido tem um papel biomecânico importante, porque em situações de alta carga as suas propriedades visco-elásticas atuam amortecendo a transmissão de forças entre as superfícies articulares, reduzindo impactos repetidos, reduzindo a compressão e o atrito na na cartilagem articular.Em uma articulação doente por artrose, ou por artrite, o liquido sinovial tem suas propriedades biomecânicas e físico-quimicas alteradas. O liquido sinovial tem seu peso molecular diminuído por moléculas bioativas; as citoquinas, as metaloproteases (MMP) e as interleucinas (IL1); juntamente com as colagenases, que quebram o ácido hialuronico e o colágeno tipo II, em moléculas menores, alterando sua viscosidade e a elasticidade. Isto faz com que o liquido sinovial perca a atividade de lubrificação, aumentando o atrito e desgastando a cartilagem hialina; e também o liquido sinovial menos viscoso e elástico, diminui a absorção dos impactos articulares. Estes fatores fazem a doença avançar.
Diretrizes gerais sobre percentual de gordura corporal
QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS UTILIZADOS
Existem vários medicamentos que podem ser utilizados, porém cada um com características diferentes. Este grupo de medicamentos, possuem alto peso molecular, alta viscosidade e elasticidade. Os efeitos desses medicamentos são diretamente proporcionais ao peso molecular, e quanto maior, melhor o efeito. O peso molecular ideal é em torno de 6 milhões de Daltons.

O medicamento mais utilizado no Brasil atualmente para a viscossuplementação chama-se Synvisc®, e Synvisc One®, composto pelo Hylan GF-20, cujo peso molecular é de aproximadamente 6.000.000 Da. É fabricado pelo laboratório Sanofi-Aventis, para uso intra-articular feito pelo médico assistente.

Outros medicamentos utilizados para a viscossuplementação são: ORTHOVISC® e MONOVISC®, compostos pelo Hialuronato de Sódio, fabricados pelo laboratório DePuy-Synthes; e vendidos no Brasil sob encomenda. Medicação para uso intra-articular restrita à uso médico.
Dr. Thomazini – CRM 2290 AM RQE Nº: 1354
Dr. José Thomazini, é medico ortopedista da Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Dr. Thomazini – CRM 2290 AM RQE Nº: 1354
Dr. José Thomazini, é medico ortopedista da Universidade Federal do Amazonas – UFAM